Compartilhe com os seus amigos !

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Entrevista com Ugo Perrota


Ugo Perrota, Considerado por muitos um dos mais atuantes e influentes baixistas de Blues do Brasil.

Som Com Arte(SCA) Ugo, primeiramente é um prazer falar com você, lembro de ter visto alguns trabalhos seus ainda que pela internet quando você tocava com o grupo Big Allanbik.

Ugo Perrota (UP) O prazer é todo meu, sim, é possível achar bastante coisas do Big Allanbik na internet !!

(SCA)Gostaria de saber quando e que idade você tinha quando resolveu estudar música, em quem
você se espelhava e como foi o início de seus estudos?

(UP): Comecei a tocar sozinho ouvindo discos e fitas K7 de Blues antigos, fiquei durante muito tempo estudando e tirando as linhas de baixo e no final da década de 80 montei a primeira banda de Blues que se chamava Gato Negro com Músicos aqui de Niterói, nessa época eu tinha 18 anos, não chegamos a gravar nada oficial, apenas uma demo, mas abrimos grandes shows no auge do Circo Voador para bandas como Blues Etílicos e para o guitarrista americano Roy Rogers !
Ugo em Show no Cinamatèque
(SCA)Quando você começou a Estudar você tinha aulas particulares ? É auto didata ou frequentava uma escola de Música ?

(UP) Então, logo que comecei a fazer shows, resolvi procurar um bom professor, o primeiro foi Omar Cavalheiro com quem tive as minhas primeiras aulas particulares, depois fui estudar na Musiarte onde durante quatro anos tive a oportunidade de estudar com professores também de alto nível, lá tive aulas práticas com José Roberto Quental e Ronaldo Diamante, estudei Teoria e Harmonia Funcional com Isidoro Kutno, Oren Perlin, José Staneck e Marisa Gandelman, que foi minha professora de Percepção Musical. Aliás, foi na Musiarte que conheci o Alan ( que faleceu ano passado ) que viria a ser o Pianista do Big Allanbik.

(SCA)Como você começou a gostar de Blues ? Quem eram suas referencias naquele tempo e hoje
quem são ?

(UP) Um disco de Blues que me fez pirar foi o Getting Ready ( produzido por Leon Russel em 1970 ) do Fred King, que eu engoli e quase furei o LP...rs por isso, posso dizer que uma das minhas maiores influências, foi o baixista Donald “Duck Dunn", músico da Stax, que gravou com vários mestres como Albert King, Muddy Waters, Elvis, Duanne Allman e por aivai.... Outros nomes, Tommy Shanon, Johnny B. Gayden, Jaco Pastorius, Andy Fraser ( do Free ) esses foram e ainda são referencias pra mim, entre outros.
  Ricardo Werther - 2010 Julho - Canecão
(SCA)Conte-nos um pouco de sua carreira no Blues...

(UP) Como te contei no começo da entrevista, após o Gato Negro montamos o Big Allanbik que foi a primeira banda de Blues Brasileira a fazer uma USA tour ( na terra do Blues ) onde tocamos nas melhores casa do gênero, como o Blues Note de NY e o Legends Buddy Guy de Chicago entre outras, isso foi em 1996 com isso, vieram quatro discos com o Big Allanbik e gravei mais dez com outros músicos de Blues como Celso Blues Boy, Flávio Guimarães, Maurício Sahady, Álamo Leal e tem mais dois no forno pra sair em breve, um com a cantora americana Rodica e com o cantor de Memphis, Danuel Gales.

(SCA)O que você diria aos inúmeros estudantes de música que não tem oportunidade de ouvir bandas tocando Blues ao vivo em vários pontos do Rio como na Zona Oeste do Rio de Janeiro por exemplo (como nossa escola é em campo grande ...)? onde eles podem ir para ouvir Blues de qualidade e preço acessível ?

(UP) Minha primeira dica pra quem quiser curtir Blues de Qualidade e melhor, de graça, é partir pra loja de instrumentos e escola Maracatu em Laranjeiras ( do Guto Goffi ) toda quinta a partir das 19:00h rola uma Jam com os melhores no estilo.. outra, o Bar do B, no mercadinho São José em laranjeiras, eles deram uma parada agora mas acredito que voltem em breve e pra finalizar, o festival Rio das Ostras Jazz & Blues que acontece todo ano, com vários palcos e shows nacionas e internacionais com o melhor da musica no mundo, aliás esse festival já está sendo considerado o maior da América Latina e um dos melhores do
Mundo..e o detalhe, todos os shows são de graça !!!
Little Jimmy King
(SCA)Quais os seus planos hoje como produtor musica ?

(UP) No momento estou focado no trabalho com o Blues Etílicos ( trabalho como produtor deles juntamente com o Flávio Guimarães, Gaitista da banda ) que recém lançou seu primeiro DVD e também estou finalizando o lançamento do Disco do Danuel Gales, de Memphis. No mais, correndo atrás de projetos, de olho em editais e pensando sempre na frente, no próximo disco a ser gravado, porque a fábrica não pode parar, a cabeça não para...a matemática é simples, músicos bons + CD’s lançados = SHOWS

(SCA) Que Papel tem a Escola de Música para que o Blues continue encantando diversas gerações ?

(UP) Acho que as escolas de Música deveriam obrigatóriamente começar os seus cursos assim, primeiro vem o Big Bang e depois o Blues...rs Mostrar aos alunos as entranhas da música, pois foi de lá que surgiram praticamente todos os estilos, é um clichê falar isso mais como dizia o Willie Dixon, o Blues é a raiz e os outros estilos são os frutos..pois ao contrário do que muitos pensam, Blues não é fácil de tocar, fazer a coisa soar natural é difícil, agora, tocar Blues mal é facinho, facinho...rs

(SCA) 2011 Q que tem por aquí em nossa cidade para quem ama blues ?

(UP) Como te disse, a grande dica agora pro primeiro semestre e ir pro festival de Rio da Ostras, já pro segundo semestre outros festivais irão rolar aqui no Estado, mas ainda não posso adiantar.

(SCA) Ugo agradecemos imensamente sua colaboração, se vier pela zona oeste sabe onde parar para tomar um café, rsrs. Você gostaria de Dizer algo a nossos estudantes de música em relação ao Blues ?

(UP) Independente de ser Blues ou um outro estilo, se você quiser ser realmente um Músico profissional, algumas dicas, não adianta ficar em casa 25 anos estudando 12 horas por dia, você será o melhor músico desconhecido do planeta, pois ir a shows, fazer contatos, voltar de ônibus na madruga faz parte do aprendizado ( fiz isso 1 bilhão de vezes ), outra coisa, estudar 15 minutos por dia e melhor que estudar 10 horas num dia só da semana, no caso do Blues o segredo é ouvir os grandes mestres, o pessoal da velha Guarda, pensem nisso e sigam seus sonhos !!! E com certeza o lance do café está de pé !!!!..rs Grande abraço a todos e muito obrigado !

(SCA) Obrigado!

Fotografia: Guarim de Lorena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário